Bertold Brecht é um dos escritores fundamentais de teatro: revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação, mudou completamente a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de conscientização e politização.
Brecht era um pensador prático, que sempre recriava suas peças ou "experimentos sociológicos", como as preferia chamar, no intuito de aperfeiçoá-las. Pois era através delas que toda sua teoria, crítica e pensamento seriam expostos.
A intenção de usar o jornal como ponto de partida na preparação do ator que vai estudar o método brechtiano amplia a visão e insere a arte no meio social como forma de denúncia ou transformação da sociedade.
Estar atento às questões políticas e econômicas possibilita ao ator uma visão crítica do mundo em que vive e uma análise profunda na criação de suas personagens.
Esse grito ecoará muito mais forte se a expressão dessa arte ocorrer fora das paredes dos edifícios teatrais, cada vez mais subservientes ao consumo de uma burguesia que procura entretenimento apenas e renega a arte.
A busca pela rua é uma forma de colocar o ator em contato com um público muitas vezes marginalizado, distante do teatro e da discussão social.
Brecht, jornal e rua se entrelaçam e se complementam como linguagem estética e discursiva. A forma de desenvolvimento dessa pesquisa deve ser prática, viva e pulsante. As experiências servirão de base para a conclusão do trabalho final. O que podemos esperar desse resultado é o que veremos com a III Turma de Artes Dramáticas do SENAC Ribeirão Preto.
Ansiosa!
ResponderExcluirEu também!!!
ResponderExcluir