Total de visualizações de página


Esse blog é um espaço para a reflexão de como podemos fazer para Viver de Teatro.
É possível? Vale a pena?
Espero que meus relatos e os comentários postados aqui por vocês possam servir de debate nessa discussão.



domingo, 11 de setembro de 2011

Você tem vocação?


Outro dia um aluno me perguntou se ele tinha talento.

Comecei a refletir sobre isso. Não consigo mensurar o talento de uma pessoa assim, tão facilmente.

Talento está relacionado a valores, lembro-me aqui de uma passagem bíblica que se refere aos talentos, que era um dinheiro naquela parábola. (Está no Evangelho de Mateus, cap. 25).

Prefiro usar VOCAÇÃO. Vocação tem sua origem etimológica no latim (vocatione) que, entre outras coisas, quer dizer chamamento.

Talento é muito subjetivo. Um ator pode ser maravilhoso pra mim e não agradar você. Cada pessoa acaba julgando o valor do trabalho de acordo com conceitos pessoais.

Já a VOCAÇÃO vem do interior do indivíduo. Pra que você se sente chamado? Usando outra comparação com sentido religioso, os padres se questionam (ou deveriam) o tempo todo sobre sua vocação. Nós artistas também devíamos fazer o mesmo.

Você se sente chamado a fazer teatro?

Você pode responder com atitudes esse chamado, ou pode tentar negá-lo numa angustiante procura por realização material, de status ou de qualquer coisa, mas quando respondemos sim para nossa vocação artística e nos empenhamos no aprimoramento do trabalho a realização profissional e pessoal acontecem de forma plena! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário