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Esse blog é um espaço para a reflexão de como podemos fazer para Viver de Teatro.
É possível? Vale a pena?
Espero que meus relatos e os comentários postados aqui por vocês possam servir de debate nessa discussão.



sábado, 17 de setembro de 2011

Manifesto para que não fechem a Faculdade de Teatro no Centro Universitário Barão de Mauá

Foi com dor no coração que participei de uma manifestação na sede do Centro Universitário Barão de Mauá.

Neste local, em 1998, comecei a faculdade, que antigamente chamava-se Artes Cênicas e hoje é Teatro.

Muitas lutas nós, da primeira turma, tivemos que abraçar: local adequado, corpo docente preparado, apoio da instituição... Naquele tempo Amilton Monteiro era o coordenador (saudade).

Hoje a previsão é a de que o curso não existirá mais, apenas formarão os alunos que estão e não abrirão mais vestibular. Motivo: o curso não dá LUCRO!

Aprendi, no meu modesto conhecimento sobre administração, que para você ter lucro, antes você precisa INVESTIR.

Onde percebemos investimento da Barão de Mauá no curso de Teatro? Num campus que delega o subsolo para as aulas, na falta de equipamentos básicos (som e luz) modernizados, numa sala de espetáculo que recebe os pais dos alunos no final de cada ano sem um ar condicionado?

Ora, quem pode pagar R$800,00 por mês exige, pelo menos, um mínimo de qualidade nos serviços estruturais.

A equipe docente é boa, já passou por altos e baixo, mas a que está em vigor, atualmente, consegue se entrosar bem com propostas pedagógicas antenadas com o teatro contemporâneo. Mas isso não basta.

O custo é muito alto. Um aluno de administração, que paga quase o mesmo valor, já consegue ganhar o dobro quando termina a faculdade, um aluno de teatro saberá quando irá repor esse investimento.

Mas uma faculdade de Teatro é muito mais que isso. É o local onde ainda pulsa o coração... É onde os questionamentos podem ser feitos, onde o grito de liberdade pode ser ouvido. Não precisa ter lucro! Basta qualquer “marketeiro” medíocre pensar que irá constatar que os inúmeros festivais que esses alunos tem ido, as apresentações na cidade, enfim... tudo isso agrega valor de marketing para a faculdade.

É triste constatar que em nome do lucro uma tradição é jogada no lixo...

Espero que esta ação faça-os pensarem melhor... Caso contrário fica a sugestão: Transformem a sede na rua Ramos de Azevedo num shopping Center, aí sim terão lucro!

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