Total de visualizações de página


Esse blog é um espaço para a reflexão de como podemos fazer para Viver de Teatro.
É possível? Vale a pena?
Espero que meus relatos e os comentários postados aqui por vocês possam servir de debate nessa discussão.



sexta-feira, 4 de março de 2011

A Arte de Trabalhar em Grupo

Todos nós estamos cansados de saber que Teatro = Trabalho em equipe. Outro dia o grande crítico e diretor teatral Toninho do Valle disse que o teatro é colaborativo por excelência, isto é, o diretor colabora com o ator, que colabora com o autor, e por aí vai... A nossa arte precisa de uma total integração para que o resultado aconteça de forma positiva.

Não existe nada mais complicado do que participar de um processo criativo onde, nos ensaios, um ator quer destruir o outro, onde não há parceria, colaboração e onde o individualismo pretende ser maior que o coletivo.

Criar um clima favorável no ambiente de trabalho é vital para o rendimento do grupo. Alguns atores, para que possam se engrandecer, procuram diminuir seus colegas, outros se julgam diretores e impedem que o encenador dê continuidade à sua função, existem ainda aqueles que acreditam que os ensaios devam girar ao seu redor, chamando a atenção de todas as formas.

As ervas daninhas, nome carinhoso que chamo esses atores que não sabem a definição elementar do teatro, essas pragas devem ser arrancadas pela raiz ou então destruirão toda a equipe com fofocas, intrigas e todo mal que nem ousamos pensar. Claro que podemos pensar na forma de inserção dessas pessoas, mas para que um ser humano se transforme ele, primeiro, precisa desejar essa transformação.

Continuarei falando sobre esse assunto em outro tópico, afinal trabalhar em equipe não é para qualquer um. Além de vocação precisa ter muito saco!

Merd®a

Um comentário:

  1. Quando existe a própria aceitação, a felicidade de ja ter se encontrado, de ta fazendo o que gosta, quando existe isso, a gente sabe se adequar à qualquer situação no Teatro, estaremos prontos, pois transformar uma sala de 20 e poucos alunos em ''um só corpo'' não é pra qualquer tipo de ser humano não, tem haver cooperação, sabedoria, paciência, paixão, vontade, entrega etc e merda...VIVA NÓS, AMANTES DESSA ARTE FANTÁSTICA...
    SHIIIIIIIIITTTTTTTTTTTTTTTTTT

    ResponderExcluir