Muitos professores têm pedido para que eu poste alguns temas relacionados ao Teatro na Sala de Aula. Acreditando que essa forma de expressão das Artes Dramáticas pode preparar o aluno da escola comum (entenda aqui a escola que não é específica para um curso de Teatro) resolvi colaborar neste sentido.
Em primeiro lugar: fazer Teatro não é “montar pecinha”. Aliás, não há termo mais pejorativo com a nossa arte do que esse. Nosso trabalho é muito grande para se chamar de “pecinha”.
O aluno deve ser inserido com sutileza aos Jogos Teatrais, tranquilamente que quando ele se der conta já estará participando com os demais alunos e tão envolvido estará que sempre desejará participar.
O professor deve respeitá-lo, deixá-lo à vontade na sala e preparar suas atividades com segurança e conhecimento de causa, para que seus olhos revelem o conteúdo que será transmitido.
Uma dica valiosa é organizar a sala de aula, que muitas vezes não está preparada para a atividade teatral. Não precisamos de um teatro para que nossas aulas se realizem em plenitude. Se esperarmos a sala ideal, a escola ideal, o aluno ideal NÃO SEREMOS OS PROFESSORES IDEAIS. Nossa capacidade de criatividade é muito grande para apenas reclamarmos dos problemas encontrados. É preciso que a sala esteja limpa e que afastem as carteiras para obter mais espaço e evitar que um aluno se machuque. Uma sugestão é convidar os alunos a participarem deste momento, orientando que façam essa ação com cuidado, silêncio e organização (isso já pode ser considerado um jogo dramático?).
Não se esqueçam das roupas adequadas: tecidos leves, vestimentas que possibilitem os movimentos. Evitar calças jeans e saias apenas com shorts por baixo! Ah... um pezinho cheiroso e as axilas com desodorante evitam desmaios (risos).
Durante um bom tempo o professor deve preparar suas aulas com:
- Aquecimento Corporal
- Aquecimento Vocal
- Jogos Dramáticos
Preparando o corpo: conhecendo o próprio corpo e seus limites o aluno perceberá a presença do corpo do outro. Aquecer as articulações, promover espreguiçamentos (alongamentos) e deixar o corpo em estado de prontidão trará um rendimento efetivo nas aulas.
Preparando a voz: o professor e o ator, entre outros, são profissionais da voz. Aproveite esse tempo com os alunos e aqueça sua voz, juntamente com eles, para evitar danos e melhorar o rendimento vocal. Conhecendo bem a voz o aluno poderá utilizá-la de várias formas. Vibração de lábios (imitando carrinho) alternando em graves e agudos além de divertido é muito eficaz.
Vamos aos jogos...
É um momento divertido de espontaneidade. O aluno só precisará ter vontade de se lançar ao desconhecido. É o momento de o aluno criar e do professor orientar. Não mostramos o COMO, apenas provocamos com a problemática uma situação que o aluno deverá resolver.
E aí? Vamos Jogar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário