A arte da representação ou Teatro é algo tão antigo quanto a própria humanidade. Os estudiosos sobre o assunto não tem um consenso a respeito do surgimento do teatro, mas há algumas idéias a respeito disso. A expressão de sentimentos, bem como a comunicação podem ter sido a mola propulsora da invenção do Teatro.
Nossos antepassados, conhecidos como “homens pré-históricos”, já praticavam ritos em que faziam representações cênicas com função mágica e narrativa. Utilizavam-se de elementos musicais, movimentos corporais e pinturas. Desta forma, o Teatro surgiu com o próprio homem, assim como a dança, a música e a pintura, usadas em seus rituais para a caça, em louvor aos deuses e para contar histórias.
Já nessa época, utilizava-se o artifício de fingir ser outro indivíduo ou outra pessoa, que vivia outra vida e agia apresentando acontecimentos que faziam parte do seu cotidiano. Num ambiente perigoso e desconhecido, abrigando-se em cavernas, nossos parentes distantes reuniam-se ao redor de uma fogueira, no fim de um dia difícil, contando suas aventuras numa terra hostil. E sabe como é, uma história puxa a outra, e vai surgindo a necessidade de mostrar como se agiu em determinado momento e como tal pessoa ou animal agiu em outro. Pronto ! Já está caracterizado o fenômeno teatral, pois o teatro existe quando há:
ATOR - TEXTO - ESPECTADOR
E pra você?
Pra mim, o teatro não é só uma das mais belas artes que temos.
ResponderExcluirNão é à toa que tantas pessoas recomendam estudar teatro para melhorar muitos aspectos de convivência e personalidade.
Os extremistas defendem a sinceridade acima de tudo que acaba sendo confundida( e com razão) com grosseria.
O teatro precisa de uma platéia um autor e um ator para existir.
Você cita nossos antepassados em ambientes hostis tendo que se adaptar na forma de agir. Seja por defesa, seja por mágica, todos nós na vida precisamos em algum momento, lançar mão de interpretação para sobrevivermos em algum ambiente hostil.
Então, pra mim, além de ter essa função mágica de contar e recontar histórias, o teatro aplicado no dia-a-dia tem a função de nos tornar mais sociáveis e diplomáticos. O famoso "jogo-de-cintura" que temos que ter na vida.
penso que o teatro está enraizado nas pessoas...usamos ele todos os dias, seja para nos comunicar, ilustrar nossas intenções, em nossas mentiras(principalmete kkkk.Achu que o teatro é biológico do ser humano!nós apenas o estruturamos, criamos as regras e o evoluimos, , porém ele sempre foi natural do ser humano.
ResponderExcluirMuito interessante seu ponto de vista Pipo, quando coloca que ele está inerente em nós, humanos, natural e que, com o tempo, criamos regras e evoluimos. Essa evolução/ regras fez com que ele se tornasse uma arte...
ResponderExcluirGabi, a aplicação dessa arte em nossa vida, com as técnicas que utilizamos para o palco certamente constituem uma diferença incrível no ser humano. Conheço uma moça que na última entrevista de uma seleção de emprego ouviou o seguinte:
- Você não tem experiência na área como muitos aqui têm (em vendas). Mas, observando sua atuação nas dinâmicas em grupo e vendo que no seu currículo consta que você fez teatro por muitos anos, acreditamos que você será uma boa vendedora. Quem faz teatro tem jogo de cintura para lidar com os clientes, sabe trabalhar em equipe e tem boa comunicação para vender os produtos, por isso você está contratada.
Legal isso, né!?
xiiii.... vacilei, chamei a Carol de Gabi... Tô com a ideia fixa na Gabi! kkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirNuma oficina que fiz me perguntaram: o que é o palco pra você...respondi: minha casa. Mas refletindo sobre o que você nos apresentou: vivendo de teatro descobri que o palco pode ser (para mim) um lar no sentido de retorno, onde quero sempre estar, que me traz segurança, aconchego..mas agora vejo que o teatro, o palco como um campo, uma lavoura. Lugar de luta, de suor,de ganha pão. Quando mais empenho mais produtividade, quando mais dedicação, mais resultados..faça chuva ou faça sol tem que se estar lá labutando, "arregassando as mangas"...ou seja, o palco é meu campo é quando mais e melhor eu plantar, mais e melhor poderei colher! Portanto é possível viver de teatro desde que se tenha fé e um espírito simples como de um camponês...
ResponderExcluir