Total de visualizações de página


Esse blog é um espaço para a reflexão de como podemos fazer para Viver de Teatro.
É possível? Vale a pena?
Espero que meus relatos e os comentários postados aqui por vocês possam servir de debate nessa discussão.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Teatro Didático - ah, que coisa chata!

Vale pensar que, quando usamos a fantasia, a metáfora, para explicar a nossa vida tudo se torna mais poético e divertido. Muitas vezes as peças de teatro são mais interessantes aos professores, que utilizam esse recurso para darem suas aulas com lições didáticas, do que para os alunos, que querem "fugir da realidade".

Permitir ao aluno essa fuga da realidade é uma função que arte deve estar atenta. Sabemos que quanto mais artística se torna a visão sobre o mundo mais consciência sobre esse mesmo mundo nós tomamos.
Além disso não podemos nos esquecer que as aulas de teatro existem para que os alunos possam se expressar livremente, para que eles criem suas histórias e não se tornem meramente reprodutores de marcações e de textos.

Estamos permitindo aos nossos alunos que eles possam mostrar a que vieram? Damos espaços para que eles "tomem partido"? Incentivamos o mergulho no mundo da imaginação, da criação?
Espontaneidade, é isso que o Teatro na Sala de Aula deve buscar. Os recursos didáticos até que podem, e devem, ser utilizados, como a dramatização de conceitos referentes às disciplinas, mas prefiro que a arte preste o serviço de sensibilizar com poesia e desenvolver o olhar crítico desse ser humano em transformação!

Um comentário:

  1. o teatro didático pode virar poesia, poema diante de tantos solos da educação fisica e a matematica nas paredes de minha casa.
    Will

    ResponderExcluir