Um querido aluno foi assistir a uma peça de teatro e, ao final, no debate, uma pessoa perguntou:
- Como vocês fazem para sobreviver nesta área?
Entre alguns exemplos o ator reforçou:
- Damos aulas para nos manter com um salário fixo.
Meu aluno voltou para casa mais intrigado com essa colocação do que refletindo sobre a peça. Ora, ele já foi professor e não se identificou. Não professor de teatro, mas professor de Geografia.
Encucado com a questão diretamente ele me procurou no facebook, abriu a janelinha do bate-papo e desabafou comigo sua insegurança acerca do mercado de trabalho.
Claro que o ator foi extremamente honesto. Esse ator, eu e milhares de colegas de profissão buscamos essa segurança financeira nas inúmeras aulas, oficinas, workshops... Mas não é o único meio. Percebemos claramente a realidade de Ribeirão Preto se transformando nos últimos anos. Com diversos profissionais formados pelo curso Técnico e pela Graduação a cidade percebe a demanda por uma abertura de espaços na área teatral. O SESC se transformou num grande parceiro, investindo em contações de Histórias, Leituras Dramáticas, incentivando novas montagens e fomentando o projeto de Itinerância pelas escolas Municipais.
Além disso existe uma vida Teatral imensa fora de nossa cidade. Além do eixo Rio-SP podemos buscar vínculos em cursos específicos que algumas companhias oferecem e, se perceberem a identificação desse ator com a linguagem desenvolvida pelo grupo, certamente essa união poderá gerar frutos.
Em vários outros “posts” aqui neste BLOG discorri sobre assuntos ligados ao marketing pessoal, o compromisso com a ética, a realização de um trabalho de qualidade e o vínculo com pessoas pesquisadoras das Artes Cênicas.
Talento, dedicação, muito estudo e ralação com uma dose de sorte são os ingredientes para uma carreira de sucesso!
Merd®a!
Realmente isso acaba intrigando muitas pessoas que estão estudando para se formarem verdadeiros artistas. Claro que assim como outras áreas profissionais, não é nada fácil chegar onde muitos chegaram e ainda mais quando escutamos uma coisa dessas. Também fico muito preocupado com muitas coisas quando ouço profissionais da área dizendo isso. Mas descobri uma coisa, além de se dedicar, estudar e tudo mais precisamos estar atento a duas coisas: oportunidades e ter um diferencial. Existem muitos atores, porém aqueles que se dão bem são aqueles que tem um diferencial. É isso que estou buscando a cada dia e a cada experiência no teatro...
ResponderExcluirSou da seguinte opinião ... dificuldade existe em TODAS as profissões. Conseguir um emprego, em qualquer que seja a área, é sempre difícil. Nas artes cênicas, é sim um pouco mais complicado, principalmente pelo fato de a profissão ATOR/ATRIZ não ser tão reconhecida como deveria. Mas, como vc já disse João, somos nós que trilhamos nossos caminhos ... com uma pitada de sorte e força de vontade chegamos lá, com certeza!!!
ResponderExcluirBom!duvidas sanadas!uahhuauh acho que é bem por aí mesmo.Temos que nos dedicar e fazer o nosso melhor para estar pronto quando a sorte bater na nossa porta.
ResponderExcluirEstar envolvido em peças, mesmo amadoras, é muito importante, pois além de treinar, aparecemos!!!
É isso aí galera... Vamos descobrindo juntos os meios para um dia vivermos de teatro!
ResponderExcluir